quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PESO E BALANCEAMENTO DE AERONAVES

O peso de uma aeronave e seu balanceamento é extremamente importante para que possa ser operarda com segurança e eficiência, o peso Maximo de carregamento é baseado através da área da superfície da asa e o quanto de sustentação ela poderá gerar, tomaremos como exemplo a aeronave Cessna 152 que necessita de uma velocidade de 65 e 75 mph para decolar com 1670 Lbs sendo então ainda capaz de gerar sustentação suficiente para suportar o peso da aeronave,mas se estiver acima deste peso a decolagem não será segura.
O peso e balanceamento é um fator determinante para a operação da aeronave, se está não esta bem balanceada não terá boa ou nenhuma manobrabilidade e controlabilidade levando a voar com muita dificuldade ou mesmo na impossibilidade de se realizar um voo ocasionando acidentes, danos a terceiros e morte.
Um segundo item que devera ser levado em consideração no que se diz respeito ao peso e balanceamento é que carregamentos impróprios reduzirão habilidade da aeronave ao realizar manobras, sua razão de subida, velocidade e consumo de combustível,
Se a aeronave for carregada com o nariz extremamente pesado forças extremas deverão ser impostas pela cauda para erguer o nariz da aeronave, isto também acrescentaria o arrasto e consequentemente será necessário elevar a potência do motor, aumentando também o consumo de combustível em razão de um fluxo adicional de combustível, para se manter a velocidade.
Para se obter a maior eficiência da aeronave ela devera estar com seu centro de gravidade entre seus limites onde as forças necessárias para manter a controlabilidade da aeronave não seja superiores aos limites necessários no próximo tópico vamos fazer um estudo de como manter a aeronave dentro de um envelope aerodinâmico a qual os limites de cg dianteiro e traseiro não estejam ultrapassando limites que proporcionam um voo seguro.

3 comentários:

  1. Sou formado em GMP, e estou matriculado no curso de Tecnólogo superior em manutenção de aeronaves,Fumec-BHte,tenho o curso de CTM,controle técnico de manutenção(legislação aeronaútica)e tenho muito interesse na área de DOV. Por isso estou me cadastrando com vocês. Espero buscar mais informações e ficar antenado com o mercado.
    É um prazer e estou as ordens.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostaría de indicar um site sobre aviação, turismo e viagens!
    Portal Meio Aéreo - Blog e Site de Aviação

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, como faço para acompanhar esse BLOG? Grato

    ResponderExcluir